terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mestres do lápis e papel

É muito bacana quando vemos uma criança, avançando pelo seu primeiro ano de idade, pegar um papel e um giz de cera e se distrair por alguns momentos rabiscando e contornando a folha em branco. A criatividade artística dando seus primeiros passos na vida de um homem, representando o passo evolutivo, quando nossos antepassados descobriram técnicas de pinturas rupestres até largarem as paredes e aperfeiçoar a técnica em materiais mais pessoais. O despertar da forma de expressão mais impactante que existe: a pintura e o desenho. Foi através dela que recebemos contextos históricos importantíssimos e aprendemos o padrão de beleza do século XV.
É interessantíssimo ver como aquilo que está para nós “rabiscado”, para as crianças representa seu mais belo trabalho. A forma como sorriem e lhe chamam a atenção para que veja sua obra é extremamente edificante, e faz-nos pensar que a arte nunca foi criada, pois ela nada mais é do que a extensão dos nossos sentimentos.
Infelizmente nem todos conseguem levar adiante tal arte. A pureza dos desenhos infantis vai perdendo valor e esquecemos como é nos expressar através de imagens. Abro um apêndice aqui para dizer que me incluo nesta grande porcentagem humana que abandona tal arte, mesmo já tendo tentá-la inúmeras vezes. Aqueles que vão prosperar nesta empreitada, seja profissionalmente ou por apreço nas horas vagas, irão se tornar os grandes mestres da arte. De Leonardo Da Vinci a Alex Ross; de Van Gogh a Frank Cho, os artistas do passado e do presente vão mostrar aonde nos levaram as “pinturas de caverna”.
Mas nem todas as grandes artes se encontram nos museus ou em revistas de livrarias. Grandes obras estão bem ao nosso lado, na pasta de desenhos daquele amigo da escola ou do colega de trabalho. Artistas tímidos que ainda escondem um grande talento e nos mostram desenhos que representam mais do que um hobbie, são ícones do desenho e da pintura.
Sou orgulhoso em dizer que nasci entre pessoas surpreendentes. Meu irmão, desde tenra idade se mostrou um domador de lápis e papel e posso confirmar isso diariamente. Seus amigos, que foi adquirindo conforme amadurecia neste meio artístico, são de igual nível e posso dizer que estão acima de muitas pessoas que fazem quadrinhos para a Marvel ou a DC (aonde o dinheiro não leva?). São verdadeiros artistas!
Já há algum tempo freqüento um blog chamado Semanal Sketch. Lá estão reunidos grande parte destes artistas da qual vos falei. O tema desta semana para os desenhistas era “Guitarrista”. Surgiram o Slash, o Jimi Hendrix (incrível), e alguns guitarristas imaginários. Porém, fiquei surpreso em conhecer a arte de alguém que ainda não conhecia. Um novo ícone ainda desconhecido por mim. Devo confessar que fiquei boquiaberto ao ver a pintura de uma guitarrista oriental. Realmente fantástico. Me fez pensar quantas pessoas estão escondidas por aí que o mundo precisa urgentemente conhecer. Ou eu sou muito sortudo e todos estes artistas estão do meu lado.
Aí vai a minha indicação, visitem o Semanal Sketch e procurem visitar o blog pessoal do portfólio dos artistas que o freqüentam. Posto aqui algumas das surpreendentes imagens dessas pessoas que se tornaram base para mim!

É minha homenagem, principalmente ao Eric, Israel e Carlos, da qual torço para que tenham sucesso neste ramo que só tem a alegrar os olhos dos admiradores.



Arista: Cris Eiko (sim, é sobre este desenho que comentei na postagem)
Blog: http://tinyeiko.blogspot.com/



Artista: Eric Vanucci
Blog: http://www.erixportfolio.blogspot.com/



Artista: Israel dos Santos
Blog: http://fundodecaderno.blogspot.com/



Artista: Carlos Eduardo
Blog: http://cergportfolio.blogspot.com/



Artista: Fabiana Asai



Artista: Leonardo Romani


Para mais desenhos, visitem os blogs correspondentes ou http://semanalsketch.blogspot.com/

5 comentários:

Cadu Rosenfeld disse...

Valeu por indicar meu blog!!

Gilmar Gomes disse...

muito bons mesmo esses desenhos... e de fato, vários desenhistas (alguns conhecidos como ícones) da Marvel e DC, não desenham metade de alguns desses aí (e alguns outros que conheço, e deverei passar deixando o endereço aqui futuramente).

Muito bom o blog e muito bons esses desenhos.

César Schuler disse...

belos desenhos!

eu queria muito saber desenhar, eu faria desenhos das meninas lindíssimas pelas quais eu vivo me apaixonando, haha...

valeu pelos comentários no meu blog, valeu por dizer que eu escrevo bem :D

aqui é bem legal, virei sempre^^

Eiko disse...

Muito obrigada pela visita, pela indicação, e pelos elogios! Me deu um ânimo para continuar produzindo, muito obrigada mesmo! Eu já visitava o seu blog (através do link no blog do Eric) e achava muito interessante os seus textos, portanto me senti muito honrada em ver o meu trabalho aqui!

Eric Vanucci disse...

Puxa... É uma honra ser parte de seus textos, Mateus... Obrigado mesmo!