sábado, 26 de janeiro de 2008

Acima da capacidade!

Existem diversos tipos de cultura. A cultura que se refere a origem de um povo, seus costumes e rituais; a cultura que compete a classificação de determinadas ações correspondidas pela massa; a cultura “financeira”, que nada mais é do que as informações virais que as grandes corporações infectam a população para se aproveitar; a cultura “inútil” e a “cultura de valor”. Todas, obviamente, formam uma só cultura, que deveríamos chamar de A Cultura. Porém, fica mais fácil de especificar o que quero, se dividirmos A Cultura em várias classificações. Infelizmente, nos dias atuais a cultura “inútil”, como músicas modistas, programas de televisão passageiros (diz-se BBB) e tantas inutilidades que acabam fazendo parte do cotidiano das pessoas, mas logo passam e são substituídas por outras, estão tendo maior valor no mundo e ocupando o espaço das demais culturas. Tragicamente, até a “cultura de valor” está perdendo seu lugar ao sol.

Não! Nunca! Afinal, a cultura de valor é tudo aquilo que já fez parte de uma das outras culturas (até mesmo da “inútil), mas acabou conquistando permanentemente seu lugar ao sol. Ou seja, ela subiu a um novo nível: o nível Cult! Acho que agora esta expressão tornou-se um pouco mais clara, o que pode permitir que prossigamos ao assunto central.

Dentro da cultura de valor (do mundo Cult), existem três tipos de classificação: os que apreciam o que é Cult, os que são Cult e os que são os mestres de tudo que é Cult. O primeiro concentra as pessoas que gostam de encontrar objetos que já fizeram parte da história, que se encantam em assistir aquele filme que inovou o cinema ou se deleitam em ler o livro do clássico autor. O segundo entende-se por aqueles que manjam do assunto e vai saber te indicar aquilo que você deve ler, escutar e ouvir para conhecer certos marcos históricos. Já o terceiro, comporta aquelas pessoas que FAZEM o que é Cult, que escreveram o roteiro daquele filme ou criaram determinado estilo musical. Eles são eternos e não morrem nunca (sim, Elvis não morreu).

Porém, pensando sobre um determinado homem, descobri que ele não se encaixava em nenhum dessas classificações do mundo cultural de valor. Descobri então que, com ele, nasceu uma nova classificação. Porque ele não é um apreciador-cult, muito menos um simples Cult e nem nos mestres-cult ele se encaixava, porque ele é o Mestre-dos-mestres-Cult. Seu nome? Stanley Kubrick !

Para quem não conhece, Stanley Kubrick foi o maior diretor de cinema do mundo! Você pode odiar os filmes dele, você pode nunca ter assistido. Mas, não há quem discorde de que ele foi O diretor. “Ah, eu já ouvi falar desse cara! Ele fez aquele filme que mais parece pornô do que não sei-o-que!”. “Saquei quem é esse cara! Ele fez aquele filme de ficção cientifica pra nerdão! Uma baita enrolação que não dá pra entender nada”. “Ah, manjei! Ele é o direto daquele filme psicodélico e violento pra caramba. Vixi, até eu que faço parte dos Skinheads passei mal vendo esse filme”. “Poxa, ele dirigiu aquele filme locão, que o cara monta na bomba! É uma palhaçada esse filme, sem nexo nenhum!”.
Sim, todas essas pessoas imaginárias estão falando do mesmo diretor. Kubrick fez pouquíssimos filmes em sua vida. Nenhum do mesmo gênero que o outro. Ele gostava de desafios e explorou os mais diversos tipos de filme. Tudo bem, muita gente já fez isso. Mas não como ele.

Todos seus filmes são totalmente PERFEITOS. Sim, sem falhas nenhuma. E todas as cenas de todos os seus filmes mostram e representam mais do que querem. Ele era um gênio e não existe ninguém neste mundo que possa entender tudo o que ele fez. Ele é o mestre dos mestres Cult, cara! Ninguém tem tanta faixa classificatória pra poder sacar o que ele fazia! Tom Cruise que o diga. Filmou uma mesma tomada CENTENAS (isso, centenas) de vezes, pois não estava perfeita! Tinha que ser perfeito. Precisava ser perfeito! Era um filme de Kubrick e se o cabelo, a sombra ou a quantidade de suco no copo não estivessem exatos, não entraria no seu filme. Interessante comentar sobre o suco, pois no filme “De olhos bem fechados”, ele brinca, pois a cada tomada a uma quantidade variada de vinho na taça, sem que no decorrer da cena alguém o esteja bebendo. Uma simbologia? Provavelmente, mas vá entender!

Ele era um mestre e sabia muito bem trabalhar não só a visão do telespectador, mas fazer com que o filme penetrasse no subconsciente da pessoa e o perturbasse lá dentro, sem usar mensagens subliminares para isso! Infelizmente não assisti todo o Laranja Mecânica, mas é o filme que exemplifica muito bem o termo “perturbação mental”. É psicodélico e realista ao mesmo tempo. Na verdade, não é nenhum dos dois. É “Kubrickiano”.

Porém, se eu vim para falar de Stanley Kubrick, é para dizer sobre a sua obra-prima. Sobre o marco-dos-marcos. Infelizmente, ele acabou com todos os filmes que viriam depois dele. É humilhante você comparar qualquer filme feito em setenta, oitenta ou noventa ao seu ilustre 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO. Tanto em trilha sonora quanto no enredo, o filme arregaça! Sua obra mais complexa, fruto da criação juntamente com o escritor Arthur C. Clarke, Kubrick se elevou mesmo nos efeitos especiais. É ridículo, totalmente ridículo, comparar as cenas que ele criou em 1964 com um filme lançado em 1980. Não é exagero e nem sobre um ponto de vista “critico”. É o óbvio. Não gosto de afirmar isso, afinal sou fã frenético de Superman, mas os “espetaculares” efeitos especiais de 1977 do homem de aço ficam no chinelo com o "2001", lançado 13 anos antes, na época em que tudo era feito por fotografia. Quando afirmo que não há como explicar a maneira que ele fez o que fez, não estou exagerando. A produção desse filme é um total segredo (eu acredito que ele saltou para 2017, fez o filme com o pessoal de lá e voltou ao ano original para lançá-lo). Apesar de muitos fazerem suas teses quanto ao verdadeiro sentido do monólito negro (vide imagem à direita, inferior) ou a “criança-estrela” (vide imagem à direita, superior), e mesmo após as inúmeras tentativas (desnecessárias) de Arthur C. Clarke dar sua opinião nos livros quanto as verdadeiras origens, Kubrick é forte em afirmar que o filme foi feito para que cada um entenda de acordo com sua cultura ou sua crença. Sim, você pode assistir ao filme e. Pode afirmar que o filme fala estritamente da proteção de Deus para com sua criação. Ou ainda, acreditar que se trata de um desenvolvimento da humanidade, rumo a auto-sobrevivência.
“Putz, Mateus. O que você quer dizer com tudo isso? Ta virando conversa de nerd! Não estou entendendo nada!”
Me desculpem, eu sei. Mas é que é impossível contar sobre o filme. Cada vez que o assisto, tenho uma visão distinta dele. Para cada um, há um determinado significado. Quanto a sua qualidade, é inexplicável. Realmente, impossível de se entender.

Bem, este foi quase um post inútil... Falei, falei e não consegui explicar o que queria. Quer entender melhor porque faltam palavras? A próxima vez que for a locadora peça pelo filme 2001:Uma Odisséia No Espaço (ou peça para mim... tenho ele em DVD!!!!). Pegue um dia que não esteja com sono (ou fique a postos com o seu controle remoto), pois o filme é demorado e certas partes são muito enroladas (não desnecessariamente, pois trata-se de uma mensagem que o diretor quer nos passar). Após terminar, volte e leia o post novamente.

“Puxa, não consegui. Não tive saco. Gosto de filme com violência e porrada. Sou macho! Sou MANOWAR!” Okay, te dou uma segunda chance. Volte a locadora (esse eu não tenho) e peça por Laranja Mecânica. Antes de alugar pergunte a moça o que ela achou do filme. Ou ela irá se recordar e começará a passar mal na sua frente, ou então sairá correndo pela porta gritando desesperadamente. Aí sim, você pode alugá-lo!

Mas lembrem-se, o Monolito Negro vigia você !




Imagem do Monolito Negro retirado do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço

Um comentário:

Cadu Rosenfeld disse...

Stanley Kubrick é mesmo O gênio do cinema. 2001 é fantástico. E também quero citar aqui outro filme dele, "O Iluminado". Se você se assusta quando olha para aquela cara de psicopata do Jack Nicholson, meu amigo, depois desse filme ele irá se tornar o seu pior pesadelo.