quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Brutal Fight: Senhor dos Anéis vs Harry Potter

Seguindo a idéia inicial do blog, decidi criar uma nova linha de posts. Não serão seguidos, quando eu ver que existe algo bacana para entrar nessa classificação, e voialá!, posto!
A intenção é ser um Brutal Fight entre duas coisas do mesmo gênero e que competem entre si. Ta, não sou expert em nenhum assunto, mas também sei que nenhum de vocês iria entrar no meu blog para ficar vendo detalhes técnicos e minuciosamente chatos sobre determinado assunto. A intenção é eu postar os prós e os contras e esperar a opinião de vocês do “vencedor” nos comentários!
Enfim, para começar a saga Brutal Fight, chamo a arena dois gigantes que invadiram os dois maiores meios de entretenimento do mundo, tanto o literário quanto o cinematográfico: O Senhor dos Anéis e Harry Potter!
A todos os fãs de pequeno bruxo, tenho o conforto de dizer que gosto muito dele e fascinei-me pelos seus livros. Mas não posso começar a transcrição sem iniciar pelo ponto principal: os diversos plágios da autora com relação ao grande mestre da literatura.
Iniciemos então, pelo nome dela. J.K.Rowling. Nenhuma semelhança com o forte tom de J.R.R.Tolkien. Se você me der uma lista de cinco autores muito famosos (com exceção desses que já citei) cujos nomes sejam em iniciais, com exceção pelo ultimo sobrenome, lhe dou um beijo!!! É óbvio a apreciação dela pelo mestre dos mestres das letras.
Segundo ponto, a ambientação da história. A nossa amiga escritora foi esperta em colocar Harry Potter no mundo atual, porém escondido dos outros. Afinal, é isso que a mulecada quer acreditar, que existe um mundo mágico que nós não vemos (e quem não quer acreditar nisso?). Porém, o mundo bruxo de Rowling está passando pela mesma situação da Terra Média de Tolkien. O grande Senhor das Trevas (das duas histórias) estava num período de ascensão, causando medo em todo o mundo. Os homens mais sábios e poderosos se juntaram para enfrentá-lo. Mas de forma inesperada, os Senhores Escuros perdem seu poder, enfraquecem completamente e o mundo fica em paz por longos anos. Os poderosos partem cada um para o lado (e vão se encontrar de novo para ajudar o pequeno que irá livrá-los) e, muuuuuito coincidentemente, esse Ser do Mal perde sua forma física. Tem que vagar em espírito e tentar voltar a vida. Sim, e é nesse período que as duas histórias se passam: o período de paz acabou, porque a sombra do Inimigo está se levantando novamente e todos sabem que ele tenta se reerguer.
E sabe o que é pior? É que Sauron, várias vezes, foi chamado de O-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado, ou coisas do tipo, pois seu nome era mau agouro. A dona Rowlin só usou isso muitas mais vezes, chamando Voldemort de Aquele-que-não-chamado, ou Você-sabe-quem. Sim, e os dois chefões finais precisam de um objeto para voltar a vida, algo para dar-lhes poder novamente. Sauron anseia desesperadamente pelo Um Anel, e Voldemort fez suas Horcruxes para mantê-lo vivo, e procura as Relíquias da Morte para ter total poder. É mole? Eu podia parar por aí, que a trama já tava feita. Afinal, só mudou a época e o personagem principal. Mas J.K.R não se contentou só com a ambientação da história. Ela era fascinada por certas criações do nosso amigão J.R.R.T.
Temos aranhas gigantes, capas de invisibilidade, coletes protetores, águias salvadores (águias dá-se também por Hipogrifos), criaturas-cinzentas-escravas-e-traiçoeiras, magos antigos e sábios, etc. Sim, infelizmente minha memória é fraca e já faz algum tempo que eu li os livros, tanto Senhor dos Anéis quanto Harry Potter. Afirmo, conclusivamente, que pequenos detalhes e seres que aparecem na criação de Tolkien (algumas cortadas pelo cinema de Peter Jackson), são usadas mais relevantemente por Rowling. Porém, não se faz história fantástica sem criaturas fantásticas. Mas, e quanto aos acontecimentos?
O mago sábio e instrutor do personagem principal morre! Caramba! E faz isso para que seus companheiros possam prosseguir a salvos, enquanto ele distrai o inimigo! É inacreditável, não? Afirmo que fiquei surpreso quando cheguei a tal ponto no livro de Harry Potter, pois já havia desistido da idéia de que Rowling o matasse. Meu pensamento era exatamente esse: “Ela não vai fazer isso... Tolkien já fez uma vez, não dará certo de novo”. E não deu. Realmente, choca a primeiro momento sua morte, mas a seqüência se torna somente uma “desculpa” para enrolar mais o último livro. Apenas um distúrbio por Harry Potter querer saber qual o verdadeiro passado do mago Dumbledore. Enrola, enrola, enrola. Ocupa a maior parte da leitura. E no final: “Isso não importa, ele foi uma boa pessoa!” Bleeerggh !!! E esse fato deixou uma lacuna tão grande para Rowling fala qualquer baboseira de seu personagem, que alegou em entrevista depois que ele era GAY!!! Isso desmantela toda a imagem firme do mestre de Potter, Dumbledor é homossexual! Ridícula, totalmente contraditório com a saga. Se ela o tivesse preparado sutilmente em todos os livros e realmente afirmado isso (lá no livro, não numa coletiva de imprensa), tudo bem. Mas ela só queria matar o coitado. Como uma coisa levou a outra, ta aí. Ele teve que virar gay!
E, caminhando na reta final da nossa conclusão, temo o personagem principal. “Ah, qualé Mateus! Frodo não tem nada a ver com Harry”. Aparência física? Não. Mas Rowling plagiou de novo. Os dois personagens tem o mesmo destino: destruir aquilo que o vilão necessita para voltar. E isso, ao final, leva o quê? Se aproximar o máximo do vilão. E o que acontece com cada um deles: tem uma forte ligação com o Senhor Escuro! Sim, os nossos amigos salvadores tem que controlar a si mesmo, a suas mentes, pois se não a “ligação mental” “que o Senhor do Mal tem com eles se ativa, e tudo vai por água abaixo. Eles devem fechar a mente, pois se não o vilão vê através dos olhos do mocinho. E o mocinho através dos olhos do vilão!!! Ta aí a próxima marmelada. Frodo está a tanto tempo ligado ao Um Anel, que começa a mudar seu comportamento. Renega a Samwise Gamgi e o despreza, achando que vai conseguir por si só, mas na verdade é um instrumento do mal. Começa a agir de forma violenta e desprezível e, em determinados momentos, você sente raiva dele. Puff.... Qualquer leitor de Harry Potter sabe que é isso mesmo o que acontece com o jovem bruxo. Fica “viajando” pela mente do inimigo, o que é muito perigoso, e começa a agir de forma violenta, egoísta e maltratando seu melhor amigo. Mais alguma coisa?
Sim, um último spoiler (sim, é uma citação ao último livro do Harry Potter, se você ainda não leu e se sente ofendido em saber, pule para o próximo parágrafo). O final da história? Determinadas pessoas morreram, vamos lembrar deles. Ta, isso é comum em histórias de guerra. Mas nem toda história de guerra mostra os personagens “secundários” próximos dos primários, com seus filhos e suas gerações. Agradecemo a Tolkien por não ter feito Frodo se casar (diferente do que Rowling fez), mas deu um fim a Sam, com sua esposa e filhos para finalizar a história. Exatamente como Rowling faz ao terminar HP. Infelizmente, JKR teve a capacidade de dar uma renca de filhos a Harry Potter e ainda a dar-lhes nomes RÍDICULOS !!! Caramba, ela não sabia inventar nomes. Pega só o nome mais novo do filho dele: Albus Severus não-lembro-o-que Potter. É horrível! E a trama do Anel termina de forma reconfortante e MITOLÓGICA (não é qualquer um que embarca nos Portos Cinzentos). Já a saga do bruxo da cicatriz acaba que nem filme-família da sessão da tarde. Horrível.
Um Brutal Fight entre os filmes? HP foi feliz em dinheiro e efeitos especiais. Feliz também em colocar todos os pontos importantes dentro do filme. Só que algumas coisas tem que ser sacrificadas. A história é muito corrida, pulando de um ponto ao outro. Parece mais um trailer do filme e não uma história continua. E muita enrolação pra novelice da coisa. Para compensar, TODOS os finais são excelentes e as brigas muito bem feitas. Parabéns aos finais de Harry Potter, pois são vocês que fazem a gente ainda gostar dos filmes. Ah, mais um conselho: PETER JACKSON É O CARA!!! O Senhor dos Anéis tem muito mais conteúdo que o livro infanto-juvenil de Rowling, e ele ainda conseguiu dar coerência e fluxo a história. Você sente o tempo que passou, vê ligação de um fato a outro. Não ficam lacunas de tempo visíveis. Quanto aos bem sucedidos efeitos especiais de Harry Potter, os de Senhor dos Anéis deixam no chinelo !!!
“Poxa, e ainda disse que curte Harry Potter! Só meteu o pau!” Infelizmente, é porque ele disputou com o Senhor dos Anéis. Mas devemos aplaudir Rowling, pois ela fez uma coisa surpreendente: retirou pontos de Tolkien, aproveitou-os por mais vezes na história, ambientou tudo isso num livro para crianças e nos tempos atuais. E o melhor? Fez um sucesso lascado. Existem bilhões de livros que plagiam e usam fontes da obra-prima de Tolkien, mas todos se tornam ridículos e desprezíveis. JKR o fez e foi sortuda. E mais uma coisa temos de agradecer a ela, afinal, muitas crianças e adolescentes voltaram para o mundo dos livros devido a sua obra e despertaram o interesse e a prática da leitura através de seu “plágio”. Sim, ela foi esperta e se deu bem.
Mas, no Brutal Fight não há dúvida nenhuma. Senhor dos Anéis sai vitorioso por NOCAUTE !!!!!!!!!



Desculpem pelo texto longo, mas não vi outra de forma de descrever tanta coisa. Se você agüentou ler até aqui, dê sua opinião !!!



9 comentários:

Anônimo disse...

ah... a única coisa legal do HP são os filmes mesmo, porque os livros são uma enrolação sem fim! Li o primeiro e o segundo depois não aguentei mais! HP pode até ter despertado nas crianças aquele prazer perdido da leitura mas mesmo assim não ajuda muito... quem gosta de HP não vai sair lendo Júlio Verne, H. G. Wells, Isaac Asimov, vai preferir ler 100 vezes cada livro do HP!

Anônimo disse...

Só pra esclarecer... quando eu disse que quem gosta de ler HP não vai sair lendo aqueles gênios da literatura, eu me refiro a quem não gosta, ou não gostava de ler e agora só le HP... e me refiro também aos seres com mais de 12, 13anos, porque eu não conheço ninguém que com 10 anos de idade leu Wells ou Asimov...

Felipe Gomes disse...

bem...tem C.S. Lewis (o mestre!), J.D. Salinger (yes!), J.D Robb (que eu nunca li, mas achei la na saraiva..hauhahua)
e tbm o H.G. Wells citado pelo carlao ai..
e meu amigo JR. Vargas!

mas eu dispenso o beijo..haha



no mais..
nao tive paciencia de ler nem um nem outro..
assim como nao gostei do filme do senhor dos anéis, e acho os filmes do hp bem feitos..entao nao comentarei a respeito (apesar de ver claramente sua tendenciosidade por senhor dos anéis..haha)


e claro..só me copiando no layout né?? huahua


flws!!

Cadu Rosenfeld disse...

Resumindo:

Senhos dos Anéis CHUTA A BUNDA do Harry Potter!!!

Mateus disse...

Apêndice:

-Hey, eu gosto dos livros de HP... com exceção da Ordem da Fenix (que é muita enrolação) eles são bem mais fáceis de se ler do que SdoA. Sim, Tolkien enrola muito, mas é pra dar um tom histórico a coisa.

-Complemento o CHUTA A BUNDA, é porque eu esqueci de falar do plágio total dos Dementadores de HP e os Espectros do Anel de SdoA. Caramba, aquilo sim tá na cara!

-Bigode, fico devendo teu beijo... Se não fosse por eu já conhecer C.S.Lewis e H.G.Wells. Porém, os outros eu não tenho a MINIMA IDÉIA de quem sejam !!!

-Sim, muitas crianças só leêm HP, mas pelo menos elas saem da novela para lerem um livro que enriqueça a liguagem e a escrita. E as crianças de 11 anos que leêm HP irão procurar outros livros. Com 16, provavelmente, elas chegaram a SdoA (muito dificilmente passaram para Asimov, mas lendo Tolkien já está bom de mais).

Israel Oliveira dos Santos disse...

O problema não é ler Harry Potter. O problema é não ter personalidade e ficar fingindo ser o Harry Potter pros amigos almofadinhas fãs de Hary Potter e ficar falando só de Harry Potter desde que acorda até anoitecer e achar que isso é normal.
Molecada que é fraca de pensamento e caráter por ter pais bundões que mimam o filho mesquinho e têm uma auto-imagem negativa, cheio de inseguranças e medos, e procuram esconder isso fantasiando HP, Senhor dos Anéis, Homem-Aranha, Rebeldes, ou qualquer outro personagem que possam idolatrar (às vezes até mesmo Jesus, mas de forma errada!!)

Ler é BOM, mas VIVER É MELHOR!

Jéssica Teles disse...

euu nunca li senhor dos anéis saokpsakopsa
mas em compensação eu AMO harry potter *-*

ahh sei lá. acho que vc, por gostar mais de SdosA vai sempre achar melhor skaopkposa
já eu, procuro sempre defender o HP. Mas pelos seus argumentos :( ta dificil

Ê sr. Sherlock, vc acaba com os meus argumentos ;)

Eric Vanucci disse...

Olha, vai rolar em breve uma "Brutal Fight" em um certo blog que tá rolando aí... Bom, o tempo vai mostrar, mas a Brutal Fight do Mateus é bem mais coerente e sensata, com certeza! hehe!

Felipe Gomes disse...

eu continuo dispensando o beijo..haha


j.d. salinger escreveu "o apanhador no campo de centeio" (muuiito bom!), e o tal do robb ai eu nao tenho ideia de quem seja..haha

apenas vi na saraiva.


e como o jr do vargas jr é abreviacao de junior (mais precisamente o rev. haveraldo), entao muda pro nosso querido R.R. Soares!!!