quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Não é mentira... só tentamos dar mais emoção para as pessoas !

O mais interessante na nossa sociedade é a forma como é fácil definir a atitude da massa (Hary Seldon que o diga) e como uma pessoa individualmente é imprevisível. Grandes noticias dos mais famosos tablóides vêm de pessoas inesperadas que praticaram algo inesperado. Mas o mais intrigante é quando uma só pessoa faz o mundo acreditar nas maiores mentiras que existem.
Oras, todos os dias vemos pessoas mentindo. Quantas vezes não sacamos que aquele senhor que pediu dinheiro para comprar leite, acabou indo no bar ao lado tomar as suas.
Mas, é interessante ressaltar quando centenas de pessoas acreditam em algo. Foi o caso das primas Elsie e Frances que, em 1917, fizeram com um contingente de pessoas acreditassem em fadas, fazendo montagens fotográficas delas brincando com as criaturas mágicas. Até mesmo o dono do maior detetive do mundo, Sir Arthur Conan Doyle, deu total credibilidade as garotas. Elas, porém, na velhice, confessaram a fraude e deram muitas risadas por fazer o pessoal de bobo.
Já em 1938, o renomado radialista Orson Welles exibiu como uma novela via rádio o livro “Guerra dos Mundos”. Dando um tom de noticiário, intercalando com uma apresentação musical, fez com que os Estados Unidos abalassem, onde os moradores pensaram realmente estar sendo atacados por marcianos. Colocaram panos úmidos nas janelas contra as infecções marcianas. As cidades onde o enredo da história se passava, ficaram vazias, pois todas as pessoas fugiam. Pais trancavam suas famílias nos porões enquanto faziam guarda com a arma em mãos. Quase uma hora de exibição e colapso total, até que tudo se estabilizasse. Orson Welles? Se desculpou em público, mas se divertiu bastante com fato. A repercussão foi tanta, que muitas pessoas desacreditaram quando o noticiário informou o ataque de Pearl Harbor, algum tempo depois.
Eu, certa vez, fiz três pessoas acreditarem que os jornais do mundo divulgavam a queda de um asteróide, na qual descobriu-se uma nave e de onde saiu um homem sem memória. E que dias depois a viúva de um agente secreto do governo descobriu os papéis ocultos do marido com revelações catastróficas de seus projetos. Foram só algumas trocas de e-mail, mas pura adrenalina.
Em meio a tanta ladainha de pessoas renomeadas, a última pessoa a qual daríamos credibilidade é o já citado senhor que pede dinheiro. O porém é que as pessoas são imprevisíveis, e os senhores beberrões já se cansaram de tanta mentira. Agora eles merecem respeito e confiança. São homens honestos.
Digam a verdade amigos !

Um comentário:

Felipe Gomes disse...

a pergunta é..
quem sao os tres q vc enganou?? hehehe